Nota

Estas regras do jogo mais detalhadas destinam-se aos coordenadores locais e a todos que ainda tem perguntas detalhadas sobre o processo da PEDALACIDADE.
Recomenda-se que ciclistas que não encontrem uma resposta para a sua pergunta nem aqui, nem nas FAQ para ciclistas, contatem a sua coordenação local.

Inscrição de ciclistas e equipes

Pressupostos para a participação: O município (isso é, cidade, freguesia, distrito/região) em que uma pessoa mora, trabalha, frequenta uma escola/universidade ou é membro de uma associação deve estar cadastrado oficialmente na PEDALACIDADE. A visão geral dos municípios já cadastrados consta em stadtradeln.de/kommunen.

É possível inscrever-se como ciclista em stadtradeln.de ou através do aplicativo da PEDALACIDADE. Uma vez que a promoção do ciclismo e a proteção do clima são trabalho de equipe, os ciclistas na PEDALACIDADE devem formar equipes de pelo menos duas pessoas. Durante o cadastro os ciclistas podem juntar-se a uma equipe já existente (p. ex. uma equipe aberta do município) ou criar uma equipe nova. Uma pessoa que cria uma equipe nova torna-se automaticamente o capitão da equipe com direitos do usuário ampliados na Nutzeraccount.

NOVIDADE PARA 2020: A partir deste ano os ciclistas podem criar subequipes. Assim, eles podem, por exemplo, competir uns com os outros dentro de uma equipe de escola ou empresa como turmas ou departamentos. Na área do ciclista, depois de ter feito login, os resultados das subequipes podem ser comparados. Na competição geral, as equipes principais (ou seja, por exemplo, a escola ou a empresa) atuam em conjunto. Os resultados das subequipes não são mostrados na subpágina dos municípios. Depois do login, cada ciclista pode criar uma subequipe em “Minha equipe”. Então, ele/ela torna-se automaticamente o capitão da subequipe.

É FAVOR OBSERVAR: Para participantes dos dois anos precedentes, os dados do usuário continuam válidos, isso é, não é necessário cadastrar-se novamente. No primeiro login, eles só tem de juntar-se a um município ou a uma equipe ou criar uma equipe própria e eles podem ver os seus quilômetros rodados nos anos precedentes.

Os capitães das equipes devem estar dispostos a dar depoimentos (por que participam?) e a publicar uma foto sua ou da equipe. Os depoimentos e as fotos podem ser carregados na conta do usuário do capitão da equipe. A seguir, eles vão ser publicados na Internet junto com o nome (da equipe) na subpágina do município.

Além dos membros da assembleia municipal e dos cidadãos, turmas de escola, associações, empresas, organizações, etc., também pode criar equipes próprias.

Cada pessoa só pode fazer parte de uma equipe em um município e, com isso, só pode ter uma conta do usuário. Se dois municípios em que uma pessoa trabalha e vive participarem, ela pode coletar quilômetros para os dois municípios (para tal são necessários dois cadastros diferentes ou duas contas do usuário). Mas cada quilômetro só pode ser contabilizado para um município!

Mesmo se a PEDALACIDADE já estiver em curso, equipes podem ser criadas e é possível juntar-se a uma equipe até ao último dia dos 21 dias da PEDALACIDADE.
Durante o prazo posterior de sete dias não é possível cadastrar novos ciclistas ou criar ou mudar de equipe.

Quem estiver sozinho em uma equipe no fim do prazo posterior (só pessoas que realmente cadastraram quilômetros são consideradas membros da equipe) torna-se automaticamente um membro da equipe aberta do município. A equipe original é apagada, assim como eventuais depoimentos dados pelo capitão da equipe.

Coleta dos quilômetros rodados

A PEDALACIDADE realiza-se em 21 dias consecutivos no município. Os participantes são livres de escolher quantos dias eles realmente andam de bicicleta. Cada quilômetro de bicicleta pedalado nos trajetos ao trabalho ou particulares pode ser contabilizado.

Os quilômetros rodados podem ser contados, por exemplo, com um velocímetro, um ciclocomputador, o aplicativo PEDALACIDADE ou determinados ou avaliados com um mapa de ciclovias.

Não é relevante onde os quilômetros são rodados, pois proteção do clima não termina em nenhuma fronteira municipal ou nacional.

Quão detalhado os quilômetros são cadastrados é do critério do ciclista (individualmente, diariamente ou pelo menos como valor total no final de uma semana da campanha PEDALACIDADE.

Os quilômetros cadastrados são contabilizados automaticamente para a equipe e o município. Quilômetros cadastrados para uma subequipe também são contabilizados automaticamente para a equipe principal. Quem roda de bicicleta para um distrito ou uma cidade ou uma freguesia que faz parte de uma região (o que o suplemento “no distrito XY” ao lado do município mostra) também coleta quilômetros ecológicos para o distrito ou a região.

Os resultados da equipe e do município são publicados no site da Internet. Por isso, os quilômetros rodados devem ser cadastrados rapidamente para que a comparação dos resultados seja tão significativa quanto possível.

Os resultados dos ciclistas individuais não são publicados, com exceção das celebridades PEDALACIDADE.

Nos eventos de grande dimensão como uma massa crítica ou algo similar, o número de participantes e dos quilômetros rodados deve ser determinado exatamente.

Competições (de bicicleta) e treinamentos em bicicletas fixas (bicicletas para uso interno ou para fazer spinning, etc.) estão excluídos da coleta de quilômetros. As bicicletas elétricas modelo Pedelec (desempenho médio do motor 250 W, dispositivo regulador de até 25 km/h) são  permitidas, pois são consideradas bicicletas de acordo com as Leis de Trânsito da Alemanha (em alemão: StVO) e precisam de uma boa infraestrutura cicloviária devido à maior velocidade média geral.

Ciclistas com acesso à Internet
Durante os 21 dias da PEDALACIDADE os participantes protocolam os quilômetros rodados e os introduzem online no seu diário de quilômetros. Para tal, eles devem cadastrar-se uma vez na página da Internet da PEDALACIDADE. A seguir, é fácil fazer login.

Ciclistas com smartphones
Os quilômetros também podem ser introduzidos através do aplicativo PEDALACIDADE (para Android e iOS). Lá, os quilômetros rodados podem ser introduzidos à mão  ou ser registrados através da função GPS.

Nisso, o aplicativo PEDALACIDADE mostra o trajeto exato percorrido e calcula os quilômetros rodados.

Ciclistas sem acesso à Internet
Durante os 21 dias da PEDALACIDADE os participantes protocolam os quilômetros rodados e os comunicam através das planilhas de contagem de quilômetros (veja em stadtradeln.de/materialien) semanalmente à coordenação local do município participante ou ao capitão da equipe.

Ele introduz os quilômetros ou comunica o total de quilômetros rodados à coordenação local (também semanalmente).

Coleta de quilômetros para várias pessoas
No diário de quilômetros os quilômetros podem ser introduzidos para um ciclista individual ou para vários ciclistas (p. ex. turmas de escola, famílias, etc). Se os quilômetros forem registrados para várias pessoas, o número de pessoas também deve ser introduzido em “Configurações” na área do ciclista depois de ter feito login. O número de pessoas administradas pode ser adaptado em “Configurações” na área do ciclista depois de ter feito login. Então, é suficiente introduzir o total de quilômetros.

Exceção: As celebridades PEDALACIDADE e os membros das assembleias municipais só podem introduzir os quilômetros para si!

É FAVOR OBSERVAR: Em caso de premiação interna do município para os ciclistas individuais mais ativos só podem ser considerados os ciclistas que só introduziram os quilômetros para uma pessoa.

O prazo posterior para a introdução de quilômetros termina sete dias após o fim da PEDALACIDADE no município; a seguir, não é mais possível fazer introduções ou alterações!

Categoria específica celebridade PEDALACIDADE

Todos os participantes da PEDALACIDADE são incentivados a usar a bicicleta tantas vezes quanto possível na vida privada e profissional. Mas os ciclistas que participam na categoria específica STADTRADELN-Star não devem usar nenhum automóvel dentro de um período de 21 dias consecutivos da PEDALACIDADE, mas a bicicleta, em vez disso – É permitido usar os transportes públicos e o trem. Caso possível, as celebridades PEDALACIDADE devem ser pessoas da vida pública como membros das assembleias municipais, prefeitos, presidentes distritais, chefes de departamentos administrativos, etc.

Pressupostos e condições para as celebridades PEDALACIDADE
(as seguintes regras só se aplicam às celebridades PEDALACIDADE!)

Durante os 21 dias da PEDALACIDADE não deve ser usado nenhum; pegar carona também não é permitido (é permitido usar os transportes públicos e o trem).

Ar celebridade PEDALACIDADE local deve apresentar um depoimento breve sobre a própria motivação (o que espera da participação? quantas vezes usava o carro até agora? aprox. 800 caracteres são suficientes), inclusive uma foto, ao município correspondente que deve publicar o depoimento e a foto na subpágina da Internet da campanha.

As celebridades comprometem-se a relatar as suas experiências como (novos) ciclistas diários no blogue da PEDALACIDADE pelo menos no fim de cada semana da PEDALACIDADE. Para tal, também é possível publicar fotos ou vídeos. A última postagem no blogue deve ser feita, o mais tardar, até ao fim do prazo posterior para a introdução de quilômetros.

Para cada semana individual da PEDALACIDADE os quilômetros devem ser registrados no diário de quilômetros (isso também pode ser feito como valor total para uma semana).

Caso possível, as celebridades PEDALACIDADE devem ser acompanhadas pelas mídias (locais) e estar disponíveis para informações.

Os coordenadores locais estão excluídos da participação como celebridade PEDALACIDADE.

Não é absolutamente necessário ter um carro próprio para o uso próprio. A inscrição das celebridades PEDALACIDADE somente é possível através da conta do usuário PEDALACIDADE da coordenação local, geralmente até à data de início do município correspondente.

Quem ganha na PEDALACIDADE?

O clima, o meio ambiente e todos nós! Pois cada quilômetro percorrido com a bicicleta em vez do carro evita 147 g de CO2 (conforme as informações do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha), reduz os níveis de trânsito, as emissões e o ruído e proporciona municípios agradavelmente habitáveis!

Além disso, a Aliança do Clima concede prêmios com base no número de habitantes em cinco classes de tamanho e duas categorias:

1.    Assembleia municipal que mais pedalou

     (km por membro da assembleia, dependendo da quota de participação dos membros da assembleia)

2.    Município que mais pedalou com o maior número de quilômetros pedalados

       (total de quilômetros absoluto)

Em ambas as categorias o melhor município principiante é premiado conforme a classe de tamanho.

Categoria específica celebridade PEDALACIDADE

Cada celebridade PEDALACIDADE é um vencedor, por isso, preços de qualidade são sorteados entre todos os participantes bem sucedidos desta categoria específica.

No local, os municípios devem premiar as equipes e os ciclistas mais zelosos.

  • Maior equipe: A equipe com o maior número de ciclistas.
  • Equipe que mais pedalou: A equipe que coletou o maior número de quilômetros pedalados (valor absoluto)
  • Equipe com os participantes que mais pedalaram: A equipe com o maior número de quilômetros pedalados por participante (média)
  • Ciclistas que mais pedalaram: As pessoas com o maior número de quilômetros

Informações sobre prêmios locais, eventuais eventos iniciais e finais, passeios de bicicleta, etc. constam na subpágina dos municípios em www.stadtradeln.de/kommunen. Lá também constam os dados de contato dos coordenadores locais.

Privacidade e responsabilidade

A participação na PEDALACIDADE é voluntária e ocorre por conta própria. Está excluído o recurso jurídico.

A declaração de privacidade detalhada relacionada à PEDALACIDADE consta em pedalacidade.net/protecao-de-dados.